Tudo Sobre Umectação Capilar

Share Button

Uma das coisas que começou a bombar nos últimos tempos foi o tal do Cronograma Capilar e  eu bem que tentei seguir ele a risca, mas não rolou pra mim. Correria e falta de organização não permitiram que eu conseguisse seguir o cronograma, mas, alguns processos que são muito utilizados em cronogramas eu acabei adaptando na minha rotina e tenho gostado muito. Um deles, é a umectação e hoje vamos falar Tudo Sobre Umectação Capilar.

Umectação faz parte da nutrição do cronograma e feita com óleos e ajuda com as pontas duplas, ressecamento, dá brilho e até previne a queda dos fios.

umectacao

Escolhendo o óleo

O óleo deve ser vegetal, extra-virgem e prensado a frio. Vale óleo de coco, cártamo, abacate, argan e até azeite de oliva, todos facilmente encontrado no supermercado (lá na parte das saladas). Um de farmácia que eu gosto muito, é o Óleo Extraordinário da L’oreal, que  funciona muito bem pra umectar os fios.

umectacao

Preparando os fios

Eu costumo fazer nos cabelos sujos, mas, também pode ser feita após lavar os fios com shampoo anti-resíduos, aplicar um condicionador e deixar os cabelos secar naturalmente e aplicar o óleo nos cabelos secos, deixar agindo por no mínimo 30 minutos. Um outro método, é aplicar o óleo nos fios – pode caprichar no óleo, mesmo, inclusive quem tem cabelos oleosos – incluindo a raiz e ir dormir. No dia seguinte, é só lavar normalmente, caprichar bem no shampoo e finalizar com condicionador.

Umectação pra mim é indispensável. Faço de 15 em 15 dias, intercalando com hidratação, que já mostrei por aqui como eu costumo fazer, mas rola super fazer uma vez na semana também.

Na hora de finalizar, é importante lembrar que: JAMAIS chapinha ou secador, nos fios ainda com óleo. Só imagina: óleo + calor = cabelos fritos. Então, tem que enxaguar bem direitinho, beleza?

Me contem se vocês utilizam essa técnica e o que acham. Beijos <3

UPDATE: Recebi um comentário (obrigada Isa!) dizendo que os Óleo Extraordinário da L’oreal e o Inoar, são óleos finalizadores, possuem silicone ou outros componentes e não são 100% puros (assim como o de coco e alguns azeites extra virgens) então não são indicados para umectação. Mas, eu já testei algumas vezes e deu um bom resultado pra mim.

pinit fg en rect red 28 - Tudo Sobre Umectação Capilar

Cometários

Deixe seu pitaco!