Cuidados,  Cuidados com o Rosto,  Make,  Pele,  Vamos Conversar?

Um Papo Sobre: Alergia a Maquiagem e Produtos Hipoalergênicos

Esses dias, conversando com uma amiga, ela me contou que começou a ter uma certa reação “estranha” ao usar produtos nos olhos, então eu prometi pra ela que iria pesquisar um pouco mais sobre Maquiagem Hipoalergênica e cá estou!

Uma dica muito bacana é ir ao dermatologista pra descobrir exatamente a qual componente o seu corpo tem alergia. Pesquisando descobri que no mercado atualmente não existem produtos antialérgicos e sim hipoalergênicos, que são aqueles quem te menos chance de desenvolver uma alergia.

maquiagens (2)Mas, num geral, é bem comum que as alergias sejam mais frequentes na área dos olhos, provocando ressecamento, ardor e até inchaço. Se você perceber que algo não vai bem, ao aplicar qualquer produto: retire-o imediatamente com auxílio de um demaquilante específico pra área e suspenda o uso!

O que pode provocar alergia?

– A limpeza inadequada da pele, pode entupir os poros e pode causar muitos danos à pele. O mais conhecido é a acne, mas ela pode se agravar e causar uma séria alergia de pele.

– A alergia pode também ser hereditária.

– Qualquer alteração no produto: cheiro, cor, textura ou consistência pede a imediata suspensão do uso. Fique de olho na data de validade.
Lembre-se também de dar aquela conferida se o produto foi dermatologicamente testado. Essas informações costumam constar no verso dos produtos ou na caixinha. Ficou em dúvida sobre determinado produto? Deixe de lado. Não dá pra arriscar, né?

Que produtos posso usar? 

Bom.. como eu citei ali em cima, o ideal é mesmo ir até o dermato e ele vai fazer exames e tudo mais, pra saber a qual componente você é alérgica. Sabendo disso, basta procurar por produtos que não possuam este componente.

Para pele, maquiagens minerais costumam funcionar muito bem pra quem tem alergias: ela costuma ser livre de conservantes, talco e fragrâncias, que costumam ser os maiores vilões para as alergias. Esse tipo de produto, é feito a partir de mica, óxido de zinco e dióxido de titânio, que são pós de origem mineral, como o próprio nome sugere.

mineral-make-upFora do Brasil, as opções de maquiagem mineral são muito maiores. Mas, o mercado nacional está investindo nessa área também. Marcas como a Contém 1g, Mary Kay, L’oreal, ArtDeco, Catherine Hill, Revlon.. entre outras.

Já para produtos da área dos olhos, onde essas danadinhas das alergias também gostam de aparecer, marcas como Clinique e Dermage, tem produtos específicos e hipoalergênicos. Vale lembrar, que eles custam um pouco mais do que maquiagens normais, mas vale a pena um cuidado extra quando se trata de pele, né?

Se alguém tiver alguma sugestão de produto ou marca, que seja hipoalergênico, por favor, compartilhe nos comentários!

Espero que possa ter ajudado, um beijo!

 

Cometários

Deixe seu pitaco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.