Tudo Sobre Umectação Capilar
Uma das coisas que começou a bombar nos últimos tempos foi o tal do Cronograma Capilar e eu bem que tentei seguir ele a risca, mas não rolou pra mim. Correria e falta de organização não permitiram que eu conseguisse seguir o cronograma, mas, alguns processos que são muito utilizados em cronogramas eu acabei adaptando na minha rotina e tenho gostado muito. Um deles, é a umectação e hoje vamos falar Tudo Sobre Umectação Capilar.
Umectação faz parte da nutrição do cronograma e feita com óleos e ajuda com as pontas duplas, ressecamento, dá brilho e até previne a queda dos fios.
Escolhendo o óleo
O óleo deve ser vegetal, extra-virgem e prensado a frio. Vale óleo de coco, cártamo, abacate, argan e até azeite de oliva, todos facilmente encontrado no supermercado (lá na parte das saladas). Um de farmácia que eu gosto muito, é o Óleo Extraordinário da L’oreal, que funciona muito bem pra umectar os fios.
Preparando os fios
Eu costumo fazer nos cabelos sujos, mas, também pode ser feita após lavar os fios com shampoo anti-resíduos, aplicar um condicionador e deixar os cabelos secar naturalmente e aplicar o óleo nos cabelos secos, deixar agindo por no mínimo 30 minutos. Um outro método, é aplicar o óleo nos fios – pode caprichar no óleo, mesmo, inclusive quem tem cabelos oleosos – incluindo a raiz e ir dormir. No dia seguinte, é só lavar normalmente, caprichar bem no shampoo e finalizar com condicionador.
Umectação pra mim é indispensável. Faço de 15 em 15 dias, intercalando com hidratação, que já mostrei por aqui como eu costumo fazer, mas rola super fazer uma vez na semana também.
Na hora de finalizar, é importante lembrar que: JAMAIS chapinha ou secador, nos fios ainda com óleo. Só imagina: óleo + calor = cabelos fritos. Então, tem que enxaguar bem direitinho, beleza?
Me contem se vocês utilizam essa técnica e o que acham. Beijos <3
UPDATE: Recebi um comentário (obrigada Isa!) dizendo que os Óleo Extraordinário da L’oreal e o Inoar, são óleos finalizadores, possuem silicone ou outros componentes e não são 100% puros (assim como o de coco e alguns azeites extra virgens) então não são indicados para umectação. Mas, eu já testei algumas vezes e deu um bom resultado pra mim.
[…] E os cabelos também merecem um cuidado extra: é tinta, é spray, é glitter! Além é claro, do sol, do suor, enfim! Passados os dias de festa, vale dar uma bela cuidada dos fios também! Que tal fazer uma bela umectação? Já falei um pouquinho de como eu faço por aqui. […]
[…] precisado. Inclusive já mostrei aqui, como eu faço hidratação em casa e como faço umectação também. Hoje eu trouxe 3 produtinhos que custam até R$15, que super dão um up na hora de […]
Eu tenho cabelos cacheados e são muuuuito ressecados, então a umectação sempre me salva! Acredita que eu nunca fiz com óleo de coco? Costumo fazer com os óleos de umectação da Salon Line, e dá um super resultado! Ainda vou testar com o óleo de coco haha!
Bjos, Blog Marinspira ?
Tenta sim Mari! Espero que funcione pra você e que você ame tb!
Infelizmente o Óleo Extraordinário da L’oreal e o Inoar não podem ser usados pra Umectação. São para finalização apenas. Eles possuem silicone ou outros componentes, fugindo da regra de que óleo pra umectação precisa ser 100% puro (assim como o de coco e alguns azeites extra virgens). Adoro umectação e costumo fazer em casa com o óleo de coco, azeite ou de linhaça. Já usei o de abacate tbm é show!
Então Isa, sei disso, mas já utilizei e obtive ótimos resultados. Por isso inclui no post 😉
AMO umectação! É a parte do cronograma capitar que mais uso e que me ajuda muito porque sofro demais com ressecamento, pontas duplas 🙁 geralmente eu uso azeite extra virgem, mas uns tempos pra trás vi alguma blogueira falando sobre o óleo de rícino também no comprimento dos fios (não só na raíz pra cuidar da queda). Ela usava oleo de rícino com óleo de alecrim, porque o oleo de rícino é muito denso. Como não tenho o de alecrim, misturo o azeite extra virgem com um pouco de óleo de rícino e super me ajuda viu!
Adorei o post, acho que de todo o cronograma a umectação é o ue faz mais diferença, porque ela hidrata e recupera os fios. MUITO IMPORTANTE LEMBRAR: Só imagina: óleo + calor = cabelos fritos kkk
Beijos
https://pyetramelo.blogspot.com.br
Que boa dica! Nunca usei óleo de rícino, mas, já vi várias meninas indicando também. Mas tenho muita curiosidade, viu?
Poxa o cronograma pra mim também não deu certo pelo mesmo motivo que o seu, falta de tempo.
Mas vou tentar fazer essa umectação, já tenho a metade dos produtos necessários, me animou.
Adorei seu blog!
beijão ?
Eu acho mara viu? Dá pra fazer enquanto vai pra academia por exemplo, ou dormir hehe 🙂
Que mara, eu nunca fiz.
Vou experimentar.
Bjão
Experimente e me conte tudinho depois <3
Eu amei as dicas, vou testar nos meus cabelos, pois ainda não usei esse tipo de umectação!
Minda
Bjs ?
Testa sim! Eu amoooo o/
Eu sempre faço, e é maravilhoso. .
http://www.iathilamarques.com.br
Uhulll <3
Eu também uso óleo de coco, adoro!!
Beijinhos Fê
http://www.bloglovers.com.br
É maravilhoso né? Eu amo!
Estrou doida pra fazer e nunca lembro.
Amei o post.
Bjos!
Testa e depois me conta! <3