O seu cabelo anda elástico, quebradiço ou quebra com muita facilidade? Isso pode ser um sinal de que você está prestes a ter o tão temido corte químico. Hoje, vamos falar TUDO sobre corte químico, como evitar e como reverter!
O corte químico é desencadeado quando a fibra capilar é submetida a agressões extremas, seja por alisamento, coloração ou descoloração de cabelos já fragilizados, combinação de químicas incompatíveis, além de uso excessivo de calor nos fios, seja com secador, chapinha ou babyliss.
Aplicar produtos químicos em excesso nos cabelos sem respeitar os tempos recomendados entre os procedimentos individuais ou não respeitar as indicações do fabricante, além é claro, do famoso teste de mecha, você corre o risco de corte químico. Nesse caso, a estrutura dos fios fica mais frágil e eles ficam mais propensos à quebra. O resultado é um penteado desigual e fraco que pode levar meses para ser reparado. Para evitar esse problema, é importante fazer uma pausa entre os procedimentos químicos e hidratar regularmente para manter os fios fortes e saudáveis.
Um corte químico no cabelo não é difícil de reconhecer: costuma ficar com aspecto desleixado, os fios ficam mais secos, quebradiços e com uma textura estranha, além de muito diferente da natural. Além disso, as agressões fazem com que a cutícula se abra, deixando os cabelos opacos e sem vida.
Muitas pessoas já sofreram com cortes químicos na raiz e no comprimento dos cabelos e relatam que o cabelo fica com aspecto artificial, como cabelo de boneca. Eles também podem ficar secos e imóveis. Nos cabelos cacheados, as ondas e os cachos perdem a expressão e ficam pesados. Além disso, ele costuma ter frizz em excesso.
A combinação de reconstrução, nutrição e hidratação, o famigerado Cronograma capilar, pode ser seguido para garantir que o cabelo receba todos os nutrientes necessários e permaneça forte e saudável. Além disso, é muito importante se atentar aos intervalos de tempo entre uma química e outra, por exemplo, evite colorir e alisar em intervalos muito curtos.
Outras ações podem ser feitas todos os dias e são bem simples, como não dormir com o cabelo molhado e não usar água muito quente no banho. A restauração é uma parte importante na hora de montar seu cronograma de corte de cabelo pós-química. A queratina ajudará a restaurar a força e a reconstruir a fibra capilar para um crescimento saudável do cabelo. Além disso, a hidratação e nutrição devolvem água, óleos e outros nutrientes, deixando os fios macios e com brilho. Este é o passo inicial mais importante para deixar seu cabelo saudável novamente.
Os cabelos que passam por corte químico, os fios voltam a crescer normalmente, mas você precisa ter um pouco de paciência. Na verdade, o cabelo danificado cresce na mesma proporção, mas, estando mais fragilizado, ele quebra mais facilmente e parece que não cresceu.
UFA! Agora me contem vocês: quem aí já sofreu com corte químico? Como lidou com essa situação? Tem alguma outra dica pra compartilhar com a gente?
Lembrem de deixar os pitacos de vocês nos comentários e de seguir o blog no Pinterest, que por lá tem muito conteúdo também!